Início | Artigos | Como deixar de fumar?
closeup woman hand destroying cigarette stop smoking concept

Como deixar de fumar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Os fumadores apresentam um maior risco de desenvolver Insuficiência Cardíaca, independentemente do número de cigarros fumados por dia1. O monóxido de carbono inalado afeta a capacidade de transporte de oxigénio para o sangue, obrigando o coração a trabalhar mais2. Além disso, fumar aumenta a tensão arterial e provoca uma contração dos vasos sanguíneos do corpo, incluindo os do coração, o que agrava os sintomas de Insuficiência Cardíaca2.
Nunca é tarde para parar de fumar. Esta decisão tem um impacto benéfico não apenas na Insuficiência Cardíaca, mas também em muitas outras doenças e no bem-estar global2.

10 dicas para deixar de fumar

1. Pensar positivo

Se já tentou deixar de fumar no passado e não conseguiu, não se deixe afetar por isso. Concentre-se nas vantagens para a sua saúde e acredite em si3. Pode não dar conta dos benefícios de imediato, mas, com o tempo, sentir-se-á em melhor forma e mais saudável2.

2. Estabeleça um plano

Existem várias estratégias para parar de fumar – o importante é que decida inicialmente qual a que vai seguir e que a cumpra. Pode definir uma data a partir da qual não voltará a fumar ou começar por reduzir gradualmente o número de cigarros por dia, de modo a só fumar quando o seu corpo sentir essa necessidade, e não apenas por hábito2,3.

3. Prepare-se para a tentação

Planeie antecipadamente momentos de maior tentação e defina estratégias para resistir (por exemplo, caminhar ou beber um copo de água). Muitas vezes, a vontade de fumar aparece subitamente, mas desaparece passados alguns minutos3.

4. Evite ambientes com fumo

Na fase inicial, evite locais onde seja permitido fumar, como bares ou restaurantes com espaços para fumadores, ou esplanadas, e, se possível, o convívio prolongado com pessoas que fumem junto a si2.

5. Faça uma lista de motivos
para parar de fumar

Sempre que sentir vontade de acender um cigarro, olhe para esta lista e avalie se vale a pena fazê-lo3.

6. Crie uma rede de apoio

Conte aos seus amigos e familiares que está a parar de fumar. Isto vai comprometê-lo mais com o processo e funcionará como uma fonte adicional de apoio. Se tiver amigos ou familiares que também pretendam deixar o tabaco, desafie-os a juntarem-se a si2,3.

7. Peça aconselhamento
profissional

O seu médico poderá orientá-lo na utilização de produtos para controlar os sintomas de abstinência2.

8. Mantenha a boca e as mãos
ocupadas

Procure formas de entreter as mãos e a boca, como brincar com um clipe ou mascar pastilha elástica. Escove os dentes após as refeições, em vez de acender um cigarro2.

9. Não esvazie o cinzeiro

O cinzeiro cheio será uma forma de ver o quanto fuma e de ganhar aversão ao cheiro das beatas e das cinzas do cigarro2.

10. Torne-se mais ativo

O exercício físico aumenta o bem-estar e o ânimo, ajudando a relaxar. Uma simples
caminhada ajuda a reduzir os desejos súbitos2.

Referências

1 – Gopal DM, et al. Cigarette Smoking Exposure and Heart Failure Risk in Older Adults: The Health, Aging, and Body Composition Study. Am Heart J. 2012;164(2):236-42. Disponível em: https://bit.ly/34NDHsi. Consultado a 2021/11/18.

2 – Heart Failure Association. Disponível em: https://bit.ly/3Cw09RU. Consultado a 2021/11/18.

3 – National Health Service (NHS). Disponível em: https://bit.ly/3kPEazw. Consultado a 2021/11/18.