Início | Artigos | Como se diagnostica a Insuficiência Cardíaca?

Como se diagnostica a Insuficiência Cardíaca?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca nem sempre é fácil, pois os sinais e sintomas são pouco específicos e podem confundir-se com os de outras doenças1.
É também por isso que é tão importante conhecer e estar atento aos sinais e sintomas desta doença, partilhando essa informação com o médico.

No processo de diagnóstico de Insuficiência Cardíaca, o médico fará uma avaliação da sua história clínica e poderá pedir-lhe mais detalhes sobre os seus sinais e sintomas. Por exemplo, que distância consegue andar sem ficar com dificuldades em respirar; com quantas almofadas dorme ou se acorda repentinamente com falta de ar2.

Além desta avaliação, o profissional de saúde fará um exame físico2, no qual:

  • Verifica os sinais vitais (como a pressão arterial e a temperatura);
  • Verifica o ritmo cardíaco;
  • Ausculta o coração para avaliar os sons cardíacos e identificar eventuais anomalias;
  • Ausculta os pulmões para avaliar os sons respiratórios e identificar eventuais anomalias, que indiquem uma acumulação de fluídos;
  • Pressiona a pele das pernas e tornozelos para perceber se há inchaços;
  • Palpa o abdómen para verificar o tamanho do fígado, que pode estar inchado devido à acumulação de líquidos.
  • Verifica as veias no pescoço. Se o sangue estiver a acumular no coração, as veias no pescoço poderão inchar ou ficar salientes.

O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca contempla ainda a realização de algumas análises e exames, nomeadamente1:

Análises ao sangue
Radiografia do tórax
Eletrocardiograma (ECG)
Ecocardiograma
Após o diagnóstico, o doente deve ser encaminhado para uma consulta de cardiologia especializada em Insuficiência Cardíaca.1 É natural que surjam dúvidas e receios sobre como gerir a doença, por isso, o seu médico fornecer-lhe-á toda a informação necessária sobre o seu plano de tratamento e gestão da doença.

Referências

1 – SNS 24 – Centro de Contacto Serviço Nacional de Saúde. Temas da saúde. Insuficiência Cardíaca. Existem diferentes tipos de insuficiência cardíaca? Disponível em: https://bit.ly/3oYsL0a. Consulta a 2021.01.18
2 – Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Heart Failure. Disponível em: https://bit.ly/35RYbxW. Consulta a 2021.01.18.
3 – HAS – Haute Autorité de Santé. Guide – Affection de Longue Durée. La prise en charge de votre insuffisance cardiaque. Disponível em https://bit.ly/3qA1bH0. Consulta a 2021.01.19