
Como se diagnostica a Insuficiência Cardíaca?
O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca nem sempre é fácil, pois os sinais e sintomas são pouco específicos e podem confundir-se com os de outras doenças1.
É também por isso que é tão importante conhecer e estar atento aos sinais e sintomas desta doença, partilhando essa informação com o médico.
No processo de diagnóstico de Insuficiência Cardíaca, o médico fará uma avaliação da sua história clínica e poderá pedir-lhe mais detalhes sobre os seus sinais e sintomas. Por exemplo, que distância consegue andar sem ficar com dificuldades em respirar; com quantas almofadas dorme ou se acorda repentinamente com falta de ar2.
Além desta avaliação, o profissional de saúde fará um exame físico2, no qual:
- Verifica os sinais vitais (como a pressão arterial e a temperatura);
- Verifica o ritmo cardíaco;
- Ausculta o coração para avaliar os sons cardíacos e identificar eventuais anomalias;
- Ausculta os pulmões para avaliar os sons respiratórios e identificar eventuais anomalias, que indiquem uma acumulação de fluídos;
- Pressiona a pele das pernas e tornozelos para perceber se há inchaços;
- Palpa o abdómen para verificar o tamanho do fígado, que pode estar inchado devido à acumulação de líquidos.
- Verifica as veias no pescoço. Se o sangue estiver a acumular no coração, as veias no pescoço poderão inchar ou ficar salientes.
O diagnóstico da Insuficiência Cardíaca contempla ainda a realização de algumas análises e exames, nomeadamente1:






Referências
1 – SNS 24 – Centro de Contacto Serviço Nacional de Saúde. Temas da saúde. Insuficiência Cardíaca. Existem diferentes tipos de insuficiência cardíaca? Disponível em: https://bit.ly/3oYsL0a. Consulta a 2021.01.18
2 – Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Heart Failure. Disponível em: https://bit.ly/35RYbxW. Consulta a 2021.01.18.
3 – HAS – Haute Autorité de Santé. Guide – Affection de Longue Durée. La prise en charge de votre insuffisance cardiaque. Disponível em https://bit.ly/3qA1bH0. Consulta a 2021.01.19